top of page

Modelo Freemium

​

       O modelo de negócio adoptado pelo Skype é designado por freemium que, como o nome indica, apresenta funcionalidades de cariz gratuito e outras que envolvem a aplicação de uma taxa ou tarifa.

       Na secção das Funcionalidades e Aplicações foi referido que essas funcionalidades às quais eram aplicadas taxas seriam as chamadas para a rede fixa e rede móvel e o envio de SMS. O que diferencia o Skype de outros serviços com funcionalidades semelhantes são as suas tarifas aplicadas as chamadas internacionais para rede fixa/móvel, que eram inferiores às aplicadas por outras empresas de telecomunicações. Isto permitiu ao Skype começar a lidar com um grande volume de chamadas internacionais, gerando receitas consideráveis.

       De maneira a facilitar a atribuição de crédito às contas dos seus utilizadores para poderem usufruir de tais serviços, foram criados também planos de subscrição chamados de Skype Credit, com a aplicação do método pay-as-you-go, ou seja, o utilizador paga assim a subscrição e tem direito a um certo número de minutos por um certo intervalo de tempo, dependendo do pacote que o cliente quer comprar, até esgotar o seu crédito, em que depois pode pagar mais uma subscrição ou não utilizar mais o serviço, não existindo qualquer tipo de compromisso. Isso permite a criação de sensação de liberdade no cliente em não criar fidelização com a aplicação, mas também a cria com a facilidade com que permite voltar a assinar uma subscrição para aceder às funcionalidades pagas.

       Outras tentativas de gerar mais receitas foram efetuadas, como por exemplo a produção e comercialização de um telemóvel denominado Skypephone, que permitia realizar chamadas de Skype através de uma conexão wireless à Internet.

bottom of page